
Este Blog é um ponto de encontro para ver e trocar idéias sobre F1, supercarros, e o que for relacionado à da história da F1 em geral.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Schumacher - Como tudo começou - Parte I

terça-feira, 28 de julho de 2009
Schumacher - YOU KNOW MY NAME!
Acho que essa foi um dos mais surpreendentes "retornos" desde 1994, quando Frank Williams contratou Nigel Mansell para correr algumas provas, no lugar que tinha sido de Ayrton Senna, tragicamente morto no acidente em Ímola, naquele maio.
O fato é que Schumacher continua absolutamente em forma e com certeza fará uma grande prova, no circuito de rua em Valencia.
Bom falando no alemão, ele recebeu uma merecida homenagem em sua despedida em 2006, durante o Baile de Gala da FIA, em Monte Carlo. Veja o vídeo abaixo, é sensacional.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
FATOS E FOTOS


sábado, 25 de julho de 2009
GP Hungria - Grandes Momentos - 1986
Esse GP é disputado desde 1986, quando a Hungria tornou-se o primeiro país socialista a receber um evento do circo capitalista. Na época esse era um feito e tanto, lembrando que o fim da União Soviética e o desmantelamento da "cortina de ferro" só viriam ocorrer em 1989.
Por ser um circuito novo, a disputa ficou nivelada, já que nenhum piloto conhecia o circuito e tampouco as equipes tinham informações armazenadas sobre o setup ou as regulagens/ajustes ideais para os carros.
A pole valia muito, uma vez que o traçado travado e de muitas curvas limitava muito as ultrapassagens. Pensando nisso, Ayrton Senna extraiu o máximo da potência do seu Lotus JPS equipado com o motor Renault V6 Turbo, que chegava a atingir 1000cv na versão de classificação. Vale lembrar que naquela época as equipes usavam motores e pneus especiais para a classificação, com o tanque de combustível praticamente vazio.
Completando as primeiras filas do grid, estavam os outros três contendores ao título, com a Williams-Honda de Nelson Piquet, seguido por Alain Prost com sua Mclaren-TAG (motor desenvolvido pela Porsche), e Nigel Mansell na outra Williams-Honda.
Na largada, Senna pulou na ponta, com Mansell saltando para segundo lugar, Piquet em terceiro, Patrick Tambay com a Lola Ford em quarto, e Prost em quinto lugar.
Logo na quarta volta, Piquet e Prost ultrapassam Mansell, enquanto Senna mantém a liderança.
Mas o brasileiro da Williams está determinado e assume a ponta na décima segunda volta, ultrapassando seu compatriota da Lotus, que começa a ser pressionado por Prost.
Piquet pára nos boxes na volta 36, voltando rápido para ir à caça de Senna, que disparou na frente, já que Prost abandonou a prova e Mansell não conseguia acompanhar a Lotus.
Faltando 35 voltas para o final, Senna entra nos boxes para trocar seus pneus, mas consegue voltar 11 segundos à frente de Piquet, uma vez que acelerou muito para garantir uma vantagem segura.
Mas Piquet foi buscar a diferença enquanto Ayrton perdeu rendimento, e dez voltas depois encostou na caixa de câmbio da Lotus negra, pegou o vácuo na grande reta. Senna estava do lado esquerdo, emborrachado e portando de melhor aderência, então Piquet colocou o carro na direita e acelerou, com Senna voltando para o meio da pista, as rodas quase se tocando.
Na aproximação da curva, Piquet foi por dentro, deixou para freiar mais tarde, mas sua Williams escorregou, enquanto Senna "fez o xiz" por dentro da curva e retomou a ponta.
Uma volta depois novamente Piquet se aproxima na mesma grande reta, Senna se posiciona por dentro para bloquear a Williams, mas dessa vez Piquet vai por fora. Quando estão quase lado a lado, Senna se move para o meio e Piquet coloca as rodas na margem da pista e não alivia o pé, ficando na posição de fazer a curva por fora.
O que acontece a seguir é um puro exercício de domínio da máquina, com Piquet por fora da curva, travando as rodas e controlando a Williams como se fôsse um kart, e tomando a liderança.
Ambos cruzaram a linha de chegada cerca de vinte voltas depois, separados por 18 segundos. Os outros? Todos eles passaram com uma ou mais voltas de desvantagem, incluindo Mansell que chegou em terceiro, mas mantendo a liderança do campeonato.
Depois da prova Piquet reclamou das manobras de Senna para defender a posição, mas depois afirmou que "resolveu mostra para ele quem era o melhor". Era o início de uma forte rivalidade que iria transcender a pista e posteriormente chegar à vida pessoal. Mas essa é outra história...
terça-feira, 14 de julho de 2009
FATOS E FOTOS

Piquet em seu último ano na Brabham, ao tentar ultrapassar a Euroracing Alfa Romeo dePatrese na curva Saint-Devote, colide com o italiano terminando a prova para ambos. Após a batida os dois se cumprimentam, sem ressentimentos, uma vez que foram companheiros na Brabham de 82 a 84.
Veja as imagens do acidente, narradas por Michelle Alboreto. O Ferrarista estava caminhando para a vitória, quando teve um pneu furado ao passar pelos destroços da batida, perdendo a liderança. Simplesmente os pontos da vitória fizeram falta na luta pelo campeonato, que Alboreto acabou perdendo, exatamente para o vencedor da corrida, Alain Prost.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
NURBURGRING 84 - O NOVATO ENTRE OS CAMPEÕES

Sempre que falamos desse circuito alemão, nunca vou esquecer que a inauguração do novo traçado, e sua subsequente volta à F1, foi celebrado num evento da Mercedes-Benz.
A fábrica organizou uma corrida para promover o lançamento do novo modelo 190 E 2.3-16, com o motor preparado de 185cv preparado pela Cosworth. Então, 21 modelos idênticos foram distribuidos aos grandes pilotos da F1 então em atividade, como os campeões Lauda (campeão em 75-77; ele conquistaria o tri no final de 84), Rosberg (campeão em 82) e Prost (vice em 83).
Também foram convidados ex-campeões e estrelas do passado, como Carlos Reutmann (vice em 82), Denny Hulme (campeão em 67), Schecketer (campeão em 79), Alan Jones (venceu em 80), James Hunt (76), Jack Brabham (tri em 59,60,66). Um evento dessa magnitute tinha que contar também com o pentacampeão Juan Manuel Fangio (então com 73 anos, preferiu assistir dos boxes), e seu arqui-rival Stirling Moss.
Mas entre as estrelas havia um novato convidado pelo presidente da AMG - Divisão de carros esportivos da Mercedes, Domingos Piedade. Ele decidiu inscrever o campeão de F3 do ano anterior, que agora iniciava a carreira na F1 na modesta equipe Toleman: Ayrton Senna.
Aquele novato de 24 anos que pessoalment não conhecia nenhum dos participantes chegou ao aeroporto e pegou uma carona com o então líder do campeonato Alain Prost, de modo que passaram muitas horas juntos.
Mas quando chegou a hora de acelerar, o rapaz mostrou suas credenciais ao círculo dos campeões, conquistando o segundo lugar no grid, atrás do pole... ele mesmo, Alain Prost.
No cinzento e chuvoso dia da prova, a luz verde foi o prenúncio do primeiro duelo de uma rivalidade que seria imortalizada nos próximos 10 anos da F1. Logo na primeira volta, Senna forçou pra cima do francês e tomou a liderança. Alguma semelhança sobre o que viria a ocorrer entre os dois posteriormente?
Depois Senna perderia a liderança para Lauda, e perseguiria o austríaco implacavelmente até ultrapassa-lo e vencer essa corrida histórica, com todos os veículos idênticos, e num traçado novo, ou seja, nenhum deles conhecia a pista.
Fatos interessantes:
- três semanas depois, Senna surpreenderia a F1, ao largar em 13º, ultrapassar vários pilotos e conquistar a segunda colocação em Mônaco, sendo que a prova foi interrompida quando ele estava prestes a ultrapassar o líder...Alain Prost. Naquele dia, que falaremos em um post outro dia, o mundo descobriu quem era Senna.
- depois do evento em Nurburgring, John Surtees (campeão em 64) disse para Enzo Ferrari que aquele era o piloto a ser escolhida para a equipe.
- Emerson Fittipaldi (bicampeão em 72-74) e Mario Andretti (campeão em 78) não puderam participar da prova porque estavam treinando para as 500 Milhas de Indianápolis.
- não consegui achar nenhuma menção ao então bicampeão mundial Nelson Piquet. Talvez por ser o campeão reinante (81-83) que corria com motores BMW turbo, arqui-rival da Mercedes?
Resultados - "Mercedes-Benz Cup" -12/05/84
1 - Ayrton Senna - 26m 58s
2 - Niki Lauda - 26m 59s
3 - Carlos Reutmann - 27m 01s
4 - Keke Rosberg - 27m 02s
5 - John Watson - 27m 02s
Felizmente consegui algumas imagens interessantes da internet e do meu arquivo pessoal.
1 - Senna vs. Prost - the real first time you never forget

2 - Senna no Pódio

3 - O prêmio do campeão - um 190 E 2.3-16

4 - Imagens da prova