sexta-feira, 10 de julho de 2009

NURBURGRING 84 - O NOVATO ENTRE OS CAMPEÕES

O próximo GP de F1 ocorrerá na Alemanha, no mítico circuito de Nurburgring. Logicamente estamos falando do circuito moderno de F1, com pouco mais de 5Km, que vem sendo palco das disputas da F1, desde 1984.

Sempre que falamos desse circuito alemão, nunca vou esquecer que a inauguração do novo traçado, e sua subsequente volta à F1, foi celebrado num evento da Mercedes-Benz.

A fábrica organizou uma corrida para promover o lançamento do novo modelo 190 E 2.3-16, com o motor preparado de 185cv preparado pela Cosworth. Então, 21 modelos idênticos foram distribuidos aos grandes pilotos da F1 então em atividade, como os campeões Lauda (campeão em 75-77; ele conquistaria o tri no final de 84), Rosberg (campeão em 82) e Prost (vice em 83).

Também foram convidados ex-campeões e estrelas do passado, como Carlos Reutmann (vice em 82), Denny Hulme (campeão em 67), Schecketer (campeão em 79), Alan Jones (venceu em 80), James Hunt (76), Jack Brabham (tri em 59,60,66). Um evento dessa magnitute tinha que contar também com o pentacampeão Juan Manuel Fangio (então com 73 anos, preferiu assistir dos boxes), e seu arqui-rival Stirling Moss.

Mas entre as estrelas havia um novato convidado pelo presidente da AMG - Divisão de carros esportivos da Mercedes, Domingos Piedade. Ele decidiu inscrever o campeão de F3 do ano anterior, que agora iniciava a carreira na F1 na modesta equipe Toleman: Ayrton Senna.

Aquele novato de 24 anos que pessoalment não conhecia nenhum dos participantes chegou ao aeroporto e pegou uma carona com o então líder do campeonato Alain Prost, de modo que passaram muitas horas juntos.

Mas quando chegou a hora de acelerar, o rapaz mostrou suas credenciais ao círculo dos campeões, conquistando o segundo lugar no grid, atrás do pole... ele mesmo, Alain Prost.

No cinzento e chuvoso dia da prova, a luz verde foi o prenúncio do primeiro duelo de uma rivalidade que seria imortalizada nos próximos 10 anos da F1. Logo na primeira volta, Senna forçou pra cima do francês e tomou a liderança. Alguma semelhança sobre o que viria a ocorrer entre os dois posteriormente?

Depois Senna perderia a liderança para Lauda, e perseguiria o austríaco implacavelmente até ultrapassa-lo e vencer essa corrida histórica, com todos os veículos idênticos, e num traçado novo, ou seja, nenhum deles conhecia a pista.


Fatos interessantes:

- três semanas depois, Senna surpreenderia a F1, ao largar em 13º, ultrapassar vários pilotos e conquistar a segunda colocação em Mônaco, sendo que a prova foi interrompida quando ele estava prestes a ultrapassar o líder...Alain Prost. Naquele dia, que falaremos em um post outro dia, o mundo descobriu quem era Senna.

- depois do evento em Nurburgring, John Surtees (campeão em 64) disse para Enzo Ferrari que aquele era o piloto a ser escolhida para a equipe.

- Emerson Fittipaldi (bicampeão em 72-74) e Mario Andretti (campeão em 78) não puderam participar da prova porque estavam treinando para as 500 Milhas de Indianápolis.

- não consegui achar nenhuma menção ao então bicampeão mundial Nelson Piquet. Talvez por ser o campeão reinante (81-83) que corria com motores BMW turbo, arqui-rival da Mercedes?


Resultados - "Mercedes-Benz Cup" -12/05/84

1 - Ayrton Senna - 26m 58s
2 - Niki Lauda - 26m 59s
3 - Carlos Reutmann - 27m 01s
4 - Keke Rosberg - 27m 02s
5 - John Watson - 27m 02s


Felizmente consegui algumas imagens interessantes da internet e do meu arquivo pessoal.

1 - Senna vs. Prost - the real first time you never forget



2 - Senna no Pódio




3 - O prêmio do campeão - um 190 E 2.3-16

Fotos - Arquivo Mercedes-Benz


4 - Imagens da prova


Nenhum comentário:

Postar um comentário