sexta-feira, 31 de julho de 2009

Schumacher - Como tudo começou - Parte I

Nessa semana surgiram as primeiras imagens de Schumacher testando a Ferrari F1-2007, preparando-se para substituir Felipe Massa, pelo menos na próxima etapa, em Valencia.

Nesse teste privado em Mugello, não há maiores informações sobre os tempos, mas todos sabem que Schumacher está realmente levando a sério seu retorno, também se preparando fisicamente, com exercícios para resistência e fortalecimento da musculatura do pescocço, muito exigido nas tremendas forças g aplicadas nessa área, principalmente nas curvas.

A trajetória do maior campeão da história da F1, iniciou-se na categoria máxima do automobilismo de forma surpreendente.

Schumacher era um dos jovens pilotos alemães patrocinados pela Mercedes-Benz, visando competir no Campeonato de Esporte Protótipos - Grupo C de 1990, que era então o principal foco da montadora. Mas no planejamento de médio prazo, a marca germânica buscava preparar os jovens Karl Wendlinger, Heinz Harald Frentzen e Michael Schumacher, visando construir uma super equipe para o seu regresso à F1.

Veja aqui imagens interessantes da Mercedes testando os jovens promissores da F3 alemã, todos na casa dos 21 anos, no carro campeão da categoria, o Sauber-Mercedes 9C. Eles corresponderam às expectativas, vencendo provas em dupla com o piloto oficial, o experiente Jochen Mass.


Curiosamente, o primeiro a conseguir uma oportunidade foi Wendlinger, estreando na March Leyton-House em 1991. Ele era o mais experiente e já havia sido campeão da F3 alemã.

Frentzen estrearia em 1993, exatamente quando a Sauber ingressou na F1, com motor Ilmor, que seria absorvida pela Mercedes posteriormente.

Quanto à Schumacher, além da boa performance com o Sauber-Mercedes em 1990, ele conquistou o campeonato alemão de F3. Quando perguntado sobre os planos para o futuro, veja no filme que ele limita-se a vislumbrar algumas provas na F-3000 (que era o vestibular para a F1), isso se conseguisse arranjar dinheiro.
Só para resumir, basicamente ele diz: "em 1991 não sei se vou correr de F3 ou continuar no Grupo C, depende da Mercedes, gostaria de correr na F-3000, mas ninguem me conhece fora do meu país, eu sou um ninguem, talvez possa correr algumas etapas da F-3000, mas tenho que achar o dinheiro para isso" - e termina com uma cara de "desafortunado".
Mal sabia que seu destino estava para mudar radicalmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário