quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Schumacher - Como Tudo Começou - Parte II

Nessa semana foi divulgado por sua assessoria de imprensa que Schumacher está correndo de kart, como forma de se preparar para o próximo GP da Espanha, em Valencia. Também existe alguma preocupação sobre dores no pescoço, remanescentes de sua última queda correndo de Moto GP.

Schumacher se preparando para o GP de Valencia, acelerando seu Tonykart
Bom, enquanto tudo isso parece apenas para manter o suspense no ar, vamos regressar para 1991, e ver como o alemão estreou na F1. Como tínhamos falado, Michael vinha apresentando bons resultados correndo de Esporte Protótipos, apoiado oficialmente pela Mercedes-Benz e a equipe Sauber. É isso mesmo, o mesmo Sauber que depois foi trocado pela Mclaren, acabou absorvido pela BMW, e agora com a saída da marca bávara tenta recomprar o controle da equipe.

A F1 chegava ao meio da temporada, com o GP da Bélgica marcando a segunda parte da temporada, em agosto. Senna liderava o campeonato com a Mclaren-Honda V12, mas era seguido de perto pela Williams-Renault V10 de Nigel Mansell e Ricardo Patrese. As forças seguintes eram as Ferrari V12 de Alain Prost e Jean Alesi. Depois vinha a Benetton-Ford V8 HB com a dupla brasileira Nelson Piquet e Roberto Moreno.

A 5a melhor equipe era uma surpresa, a Jordan-Ford V8 era apenas uma estreante, tinha como pilotos o experiente destruidor de carros Andrea De Cesaris e o novato belga Bertrand Gachot. Mesmo com o motor Ford V8 mais fraco (o motor oficial HB era fornecido apenas para a Benetton), o carro seguia confiável e rápido, sempre colocando pelo menos um carro entre os seis melhores colocados.

Antes dessa prova, os pilotos aproveitavam algumas semanas de descanso, e Gachot estava com sua namorada em Londres, quando numa discussão de trânsito com um taxista, o belga usou spray pimenta contra o incauto, e acabou preso por semanas, de modo que iria perder o GP em sua terra natal.

Com um assento vago na equipe, o dono Eddie Jordan foi procurado pelo empresário de Schumacher, Willie Weber. O acordo foi selado para a corrida, com o alemão pagando pelo lugar na equipe.
Eddie Jordan e seu piloto novato
Segundo Ayrton Senna, Spa-Francorchamps sempre foi seu circuito predileto (ele venceu 5 vezes), e suas curvas velocíssimas, incluindo a temível Eau Rouge, separam os pilotos homens e os meninos.

Como aquele estreante alemão, que nunca tinha entrado num F1, iria se sair bem na pista mais exigente do calendário? Bom, pra começar ele deu algumas voltas de bicicletas antes do treino oficial, buscando se familiarizar com as curvas. No treino de sexta-feira, depois de algumas voltas, ele já estava dando dicas para o experiente De Cesaris, que tinha mais de 150 corridas no currículo "se você está sentindo o carro balançar naquela curva, use aceleração total que ele entrará perfeito".

Schumacher conhecendo a pista em seu Jordan-Ford V8

No treino oficial de sábado, o rei de Spa cravou a pole seguido pelos seus mais fortes oponentes:
1° - Ayrton Senna
2° - Alain Prost
3° - Nigel Mansell
4° - Gerhard Berger
5° - Jean Alesi
6° - Nelson Piquet

Schumacher surpreendeu a todos ao conquistar um surpreendente 7° lugar , à frente da Benetton de Moreno, e da outra Jordan do colega De Cesaris.

Na largada, Schummy simplesmente deu um chega pra lá em Piquet, ultrapassou Alesi e fez a primeira curva brigando pela 4° posição com Berger.


Senna e Prost liderando Berger e Mansell, ameaçados por Schumacher fritando pneus, à frente de passou Piquet e Alesi.

Na saída do grampo La Source, feita em 1a marcha, a embreagem quebrou e acabou com a efêmera estréia do alemão. Mas foi o suficiente para ele despertar a atenção de todos os chefes de equipe, de modo que Flavio Briatore simplesmente demitiu Moreno sumariamente, substituindo-o por Schumacher.

Veja no filme os comentários sobre Schumacher na prova, Eddie Jordan admite que o contratou por que "precisava do dinheiro para pagar os motores e pneus, mas sabia que ele era um bom piloto."



Como curiosidade, o final da prova foi dramático, pois De Cesaris ultrapassou Piquet e vinha voando para atacar Senna que tinha sérios problemas no câmbio, e dificilmente manteria a primeira posição.

Quando faltando três voltas para o final, o motor da Jordan literalmente fundiu, acabando com o sonho de De Cesaris, de conquistar sua única vitória na F1.

Imagine apenas se o carro de Schumacher não tivesse quebrado, o que poderia ter ocorrido. Se De Cesaris quase venceu, apesar de ter largado na 11° posição, Schumacher que vinha em 5°, usando o mesmo carro/motor que o italiano poderia ter vencido na sua prova de estreéia!

Ppara completar, a primeira vitória do alemão aconteceu no ano seguinte em...Spa. Em sua carreira ele venceria outras vezes totalizando 6 vitórias no circuito belga, superando as 5 vitórias de Ayrton Senna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário